Fisioterapeuta de raciocínio aguçado

Atualizado: Jul 29


Como eu já escrevi na postagem do instagram (@institutoevolutio): "Sem dúvida alguma, a tecnologia e as inovações vieram para ficar, mas será que elas substituem a qualidade do raciocínio clínico e mãos habilidosas na prática do fisioterapeuta? Nos dias atuais vemos diversas abordagens que ao meu ver, grande parte delas são mais pirotecnia que efetividade no tratamento."

Se você observar nas redes sociais e se já experimentou algum tratamento deste tipo, vai concordar comigo que não só a fisioterapia, mas as profissões da saúde estão precisando de profissionais mais capacitados, do que simples "técnicos" de ferramentas que chamam atenção. O leitor pode estar se perguntando o que quero exatamente dizer, então vamos la!

Hoje seu médico te avalia ou analisa o laudo de um exame e te prescreve um medicamento?

Neste parágrafo acima dá para se fazer muitos comentários, o primeiro é a respeito da avaliação bem feita, onde o profissional coloca a mão no paciente, realiza a palpação, testes de mobilidade, testes ortopédicos, neurológicos, etc e associa todo seu conhecimento clínico para traçar um diagnóstico e/ou tratamento. Vale lembrar que esta avaliação deve ser feita com tempo, as consultas estão cada dia mais rápidas devido os baixos valores pagos.

O segundo ponto é que os profissionais da saúde estão reféns de exames complementares como radiografia (raio X), ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia (US), eletroneuromiografia (ENM), dentre outras. Mesmo eles tendo enorme importância clínica e terem ajudado mito no avanço da medicina, estes exames são complementares a história clínica do paciente e não podem invariavelmente sobrepor a expertise do profissional capacitado.

O terceiro ponto é a indicação de medicamentos de forma irresponsável, sendo que estes podem gerar grandes alterações fisiológicas de órgãos específicos e do equilíbrio fisiológico como um todo do organismo.

Dentro da fisioterapia, todos estes itens acima podem ocorrer, incluindo o uso de técnicas que servem principalmente como marketing para atrair o paciente. A moda não está só no vestuário e ambientes, ela é presente em todas as facetas da sociedade, ela está em todo lugar, portanto cabe ao profissional avaliar a real indicação de um procedimento e não seguir o que a maioria faz.

Quero ressaltar que não vou citar técnicas específicas, meu intuito não é criticar pessoas ou técnicas de tratamento e sim mostrar a fisioterapia que me move e que me enche os olhos. Aquela que esta imagem no início da matéria representa, mãos habilidosas associadas ao raciocínio aguçado são muito bem vindos para continuarem a evolução da profissão e assim promovendo o melhor para o paciente.

E a tecnologia e inovações? Que venham sempre para nos ajudar e não para substituir. O bom profissional sabe da individualidade do seu paciente, técnicas aplicadas sem raciocínio não dá mais!


Maurício Maia, PT, DO, MSc



















#fisioterapia #fisioterapeuta #fisioterapiagoiania #fisioterapeutagoiania #osteopata #osteopatia #osteopatagoiania #osteopatiagoiania #tratamento #clínica #reabilitação #unimed #ipasgo #amil #caci #américa #Goiânia #Gyn #evolutio #coluna #terapiamanual #cervical #cervicalgia #cervicobraquialgia #lombar #lombalgia #lombociatalgia #torácica #cefaléia #dordecabeça #enxaqueca #menopausa #cólicas #dismenorréia #intestinopreso #prisaodeventre #gastrite #refluxo #fisiomauriciomaia

3 visualizações

© 2020 by evolutio. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now