Como escolher um profissional osteopata?



O mundo moderno está intimamente relacionado à tecnologia. Ela invariavelmente está causando disrupção nas relações humanas e também na forma de se fazer negócios (comércio). Hoje conseguimos ter acesso a muitos profissionais, mas quais as qualificações dos profissionais que temos acesso?

Vou ser bastante objetivo para guiar os pacientes que me acompanham, assim poderão contribuir na escolha de amigos e parentes por profissionais que trabalham com osteopatia.

Formação prévia no curso de fisioterapia. Todo osteopata deve ser graduado em fisioterapia (4 a 5 anos de curso). Este primeiro requisito parece “bobo”, mas existem aqueles que tentam estudar osteopatia em algumas instituições sem ter concluído de forma plena a graduação em fisioterapia.

O curso de osteopatia dura de 4 a 6 anos (dependendo da escola que oferece a formação) e precisa ter ao menos 1.000 horas de aulas teóricas e 500 horas de práticas supervisionadas em osteopatia. Após toda a formação deve ser aprovado na prova de especialista do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Portanto o osteopata precisa ter pelo menos de 8 a 11 anos de estudo para dizer que é um fisioterapeuta osteopata. Não basta saber manipular uma articulação para se dizer osteopata, cuidado com quem entrega sua saúde. Além do risco de ser tratado por profissional não capacitado, você pode estar sendo lesado por pagar por um serviço, sem que o terapeuta seja credenciado para exercê-lo.

Vejo nas redes sociais diversos fisioterapeutas se intitulando osteopatas devido possível retorno financeiro ao fazer esta afirmação, tendo em vista que a osteopatia está sendo bastante valorizada pelos resultados conquistados durante os tratamentos.

Espero ter ajudado esclarecer alguns pontos, assim você estará mais seguro no seu tratamento. E caso escolha algum osteopata para se tratar, perceberá o quando ele irá te ajudar, não somente com técnicas musculoarticulares, mas sim com técnicas cranianas, viscerais, musculares, articulares, neurais, vasculares e hormonais. Considerando que a osteopatia é muito mais complexa quando um bom profissional está junto de você!

Maurício Maia, PT, DO, MSc

Formado em osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid (EOM)

DO em osteopatia pela Scientific European Federation of Osteopaths (SEFO)

Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG)







#evolutio #institutoevolutio #osteopatia #osteopata #osteopatiagoiania #osteopatagoiania #fisioterapia #fisioterapeuta #fisioterapiagoiania #fisioterapeutabrasil #fisioterapiabrasil #osteopatabrasil #osteopatiabrasil #lombar #lombalgia #lombociatalgia #cruralgia #ciático #isquiático #dor #dorcrônica #coluna #colunavertebral #hérnia #hérniadedisco #protusão #dorirradiada #dornascostas #fisioterapia #fisioterapeuta #osteopatia #osteopata #medicina #médico #ortopedista #consulta #clínica #academia #musculação #Goiânia #Gyn #coach #personal #crossfit #corrida #corridaderua #runn #tennis #tratamento #planodesaúde #unimed #ipasgo #amil #caci #evolutio #espondilólise #espondilolistese #artrose #espondiloartrose #artrosefacetária #uncoartrose #nervo #acupuntura

33 visualizações

© 2020 by evolutio. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now